Bluetooth é o nome comercial do sistema de comunicação sem fio (wireless) baseado em ondas de rádio de curto alcance. Por ser barato, simples e fácil de ser implementado popularizou-se no ambiente industrial, onde é largamente em comunicações à curtas distâncias.
![]() |
| Rádio Bluetooth Linksys |
Um dos pontos fortes do bluetooth é o custo do rádio em sí. Um rádio comum , como esse da Leadership custa em torno de trinta reais, e é suficiente para aplicações que não exijam grande velocidade na transmissão dos dados.
Como dito, o rádio bluetooth é largamente utilizado no ambiente industrial, e, fora dele não é diferente, podemos desenvolver inúmeros projetos, como alarmes para automóveis e residencias, baseados na presença do usuário. O projeto em sí é simples, exige um circuito repetidor, que envia sempre a mesma cadeia de caracteres, um transmissor, que no nosso caso é o rádio Bluetooth e um circuito receptor, que trava ou destrava o veículo no caso de reconhecer ou não os caracteres recebidos.
Como não é viável desenvolver redes bluetooth, é muito útil possuir softwares capazes de organizar e cadastrar os dispositivos mais usados, além de guardar seus nomes e senhas de acesso, um desses softwares é o BlueSoleil, que possui interface intuitiva e de fácil manuseio.
Outras aplicações do uso dos módulos bluetooth estão aos montes pela internet, como é um nicho ainda pouco explorado acho interessante estudá-lo pois a facilidade de se lidar com ele e a rentabilidade que bons projetos, simples e práticos trazem, fazem dele um ótimo investimento.

