terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Bluetooth e aplicações industriais

Bluetooth é o nome comercial do sistema de comunicação sem fio (wireless) baseado em ondas de rádio de curto alcance. Por ser barato, simples e fácil de ser implementado popularizou-se no ambiente industrial, onde é largamente em comunicações à curtas distâncias. 

Rádio Bluetooth Linksys


Um dos pontos fortes do bluetooth é o custo do rádio em sí. Um rádio comum , como esse da Leadership custa em torno de trinta reais, e  é suficiente para aplicações que não exijam grande velocidade na transmissão dos dados.
Como dito, o rádio bluetooth é largamente utilizado no ambiente industrial, e, fora dele não é diferente, podemos desenvolver inúmeros projetos, como alarmes para automóveis e residencias, baseados na presença do usuário. O projeto em sí é simples, exige um circuito repetidor, que envia sempre a mesma cadeia de caracteres, um transmissor, que no nosso caso é o rádio Bluetooth e um circuito receptor, que trava ou destrava o veículo no caso de reconhecer ou não os caracteres recebidos.
Como não é viável desenvolver redes bluetooth, é muito útil possuir softwares capazes de organizar e cadastrar os dispositivos mais usados, além de guardar seus nomes e senhas de acesso, um desses softwares é o BlueSoleil, que possui interface intuitiva e de fácil manuseio.
Outras aplicações do uso dos módulos bluetooth estão aos montes pela internet, como é um nicho ainda pouco explorado acho interessante estudá-lo pois a facilidade de se lidar com ele e a rentabilidade que bons projetos, simples e práticos trazem, fazem dele um ótimo investimento.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Mobile

Celulares, smartphones, tablets, notebooks. Todos esses equipamentos servem para nos manter conectados em qualquer lugar. Eles vem pra suprir a necessidade de atualização constante da vida social e corporativa.

Nokia e Microsoft: Parceria de sucesso gerando criticas positivas

No livro "A origem das espécies" Charles Darwin, naturalista britânico famoso pela teoria da evolução afirma o seguinte:
"Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças"
 Com isso, a  necessidade de se manter conectado vinte e quatro horas forçou uma evolução naquilo que chamamos de computador: Menores no tamanho, com telas maiores e baterias de longa duração. Tudo necessário para uma experiência de navegação mais interativa e confortável. Com isso, a Web passa a integrar os dispositivos, sanando uma carência de serviços e produtos, usufruindo dos chips e dos planos de navegação em banda larga. Vídeos, redes sociais e emails tem se tornado o atrativo número um na hora de comprar ou escolher um novo aparelho. Além disso, essa nova tendência traz nichos de mercado que são preenchidos com inovações, seja em termos de serviço, seja em termos de produtos. É o caso dos tablets, que divergem no tamanho e na forma, mas não na idéia ou conceito. A integração a internet não é tão nova assim, mas estamos presenciando um momento bastante acelerado, onde a onda é colocar tudo online, e desfrutar das vantagens de se manter conectado.